INTRODUÇÃO À FILOSOFIA ESPÍRITA

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA ESPÍRITA

Por: HERCULANO PIRES

…Respondida a pergunta sobre Filosofia devemos tratar ligeiramente da
natureza do Espiritismo. E nada mais necessário do que isso, porque nada mais desconhecido em nosso mundo do que ele. Fala‐se muito em Espiritismo, mas quase nada se sabe a seu respeito. Kardec afirma, na introdução de “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”, que a força do Espiritismo não está nos fenômenos, como geralmente se pensa, mas na sua filosofia, o que vale dizer na sua mundividência, na sua concepção da realidade.
Mas de onde vem essa concepção? Como foi elaborada?
Os adversários do Espiritismo desconhecem tudo a respeito e fazem tremenda confusão. Os próprios espíritas, por sua vez, na sua esmagadora maioria estão na mesma situação. Por quê? É fácil explicar. Os adversários
partem do preconceito e agem por precipitação. Os espíritas em geral fazem o mesmo: formularam uma ideia pessoal da Doutrina, um estereótipo mental a que se apegaram. A maioria, dos dois lados, se esquece desta coisa importante: o Espiritismo é uma doutrina que existe nos livros e precisa ser estudada. Trata‐se, pois, não de fazer sessões, provocar fenômenos, procurar médiuns, mas de debruçar o pensamento sobre si mesmo, examinar a concepção espírita do mundo e reajustar a ela a conduta através da moral espírita.

LIVRO: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA ESPÍRITA – pág. 12

Deixe seu comentário para enriquecermos os estudos!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *