Estudos da Doutrina Espírita


Introdução Antropológica ao Espiritismo

O homem, as gerações humanas, morrem no tempo, mas o espírito não. O tempo é o campo de batalha em que os vencidos tombam para ressuscitar. Quem poderia deter a evolução do espírito no tempo? A consciência humana amadurece na temporalidade. A esperança espírita não repousa na fragilidade humana, mas nas potencialidades do espírito, que se atualizam no fogo das experiências existenciais. Curta é a vida, longo é o tempo, e a Verdade intemporal aguarda a todos no impassível Limiar do Eterno.
Todas as Civilizações da Terra se desenvolveram, numa assombrosa sucessão de sombra e luz, para que um dia – o Dia do Senhor, de que falavam os antigos hebreus – a Civilização do Espírito se instale no Planeta martirizado pelas tropelias da insensatez humana. Então teremos o Novo Céu e a Nova Terra da profecia milenar. Os que não se tornarem dignos da promessa continuarão a esperar e a amadurecer nas estufas dos mundos inferiores, purgando os resíduos da animalidade. Essa é a lei inviolável da Antropologia Espírita.

 


Os Filósofos

Este livro trata não de uma série de biografias escolhidas ao acaso, mas de um panorama orgânico, que abrange cerca de vinte e cinco séculos de História da Filosofia. Focalizando em cada fase histórica, um ou dois de seus pensadores exponenciais, Herculano estuda-lhes a vida e as doutrinas em conexão com a época em que viveram. Estabelece igualmente por meio de comparações apropositadas, os laços existentes entre os vários períodos históricos, acentuando assim, a continuidade do drama do pensamento.

Usando um processo de exposição que, além de facilitar a memorização dos fatos e princípios, torna agradável a leitura, o autor de Os Filósofos cuidou de apresentar seus biografados, não como criaturas incorpóreas, perdidas no reino das abstrações, mas como seres humanos cujas doutrinas refletem, sua inalienável condições de testemunhas da História. Este livro nos revela, o significado humano das construções filosóficas e o sentido dramático do entrechoque das ideias e dos princípios ao longo dos séculos.


Introdução ao Espiritismo

A fé raciocinada, aquela que se estriba nos fatos e na lógica, não deixa nada obscuro. Crê-se porque se tem certeza, e só se tem certeza porque se compreendeu. Aí estão porque ela não se altera, pois a fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face em todas as épocas da humanidade.

ALLAN KARDEC

REVISTA ESPÍRITA

12 Volumes / 1858-1869 – Traduzida rigorosamente conforme o original por: Julio Abreu Filho